OPACIDADE: A inspeção consiste em aferir a quantidade de poluentes que seu veículo emite. Para melhorar a qualidade do ar de nossa cidade, se faz necessário controlar e monitorar cada veículo. Uma grande parcela da frota de veículos automotores do ciclo diesel emite poluentes acima dos níveis aceitáveis.
A inspeção é feita com o auxílio de um equipamento chamado “Opacímetro” que deve seguir rigorosamente os padrões do Inmetro e Resolução do Conama. A medição de gases é feita com o uso do opacímetro, que avalia o índice n(-1) (quantidade de fumaça emitida por metro). Ele faz a avaliação da tonalidade da fumaça que sai do escapamento.
O opacímetro possui uma sonda que é colocada no escapamento com o motor em marcha lenta. É por meio dela que ele coletará a fumaça para medir seu grau de opacidade. Depois, o motor é acelerado até sua rotação máxima, ficando assim por alguns segundos, e desacelerado novamente. Esse processo é feito repetidas vezes e os valores referentes aos níveis de opacidade e à rotação máxima são anotados para avaliação do veículo.
EMISSÃO DE RUÍDOS: A inspeção é feita com o auxílio de um equipamento chamado “Decibelímetro”, no qual segue rigorosamente os padrões do Inmetro e Resoluções do Conama. O ensaio é realizado de acordo com a NBR9714 com o veículo na condição “parado”. Os índices de ruídos devem estar de acordo com a Resolução 418 do Conama.

DOCUMENTAÇÃO:

  • Documento do veículo (CRLV/CRV/NF);
  • Documento de identificação do proprietário ou condutor do veículo;
  • Tempo para realizar a inspeção: 30 minutos a 45 minutos.